bala perdida: Pequeno Post It

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Pequeno Post It

Boas blog addicts, cá vem o Sid pôr um post pois, já faz algum tempo que ele não mete por cá os bracinhos! Podem-se perguntar então a que se deve tal honra. Será algum desastre natural? Um chamamento divino do tipo:"Sid tu és aquele que vai levar o meu povo até à Nova Meca do Cinema e todos irão idolatrar-me a mim, seu único Deus, George A. Romero!!!!!!"? Não, nada disso meus caros companheiros, encontro-me aqui também eu para prestar homenagem a um filme, mas acima de tudo a um realizador cujo nome não será dos mais usuais para os mais desatentos! Tsui Hark e o seu mais recente filme "Sete Espadas"! Será o filme assim tão bom a ponto de se distinguir dos seus demais "paesanos" numa época em que o cinema oriental é cada vez mais apreciado e reciclado pelas bandas de cá? Sim e talvez não ao mesmo tempo! O filme basicamente retrata uma época da china em que foi decretado, em forma de édito imperial, que toda e qualquer prática de artes marciais é proibida e exige a execução imediata de todos os seus praticantes! Tá claro que, entretanto, surgem os heróis (sete como indica o título) cada um com a sua espada (espadas, espadalhões e espadinhas para todos os gostos e feitios e cada uma com o seu nome deveras onirico) e acabam por dar muita pancadinha nos vilões da fita! O que o filme tem realmente de bom é tanto a recriação da época imperial chinesa, que está visualmente soberba ou seja o realizador soube onde gastar o dinheiro da produção e como o gastar, como o casting! Não houve a necessidade de recorrer a nomes tão internacionais como o de Chow Yun Fat, Zhang Ziyi ou Michelle yeoh! As caras mais conhecidas são as de Andy Lau (num papel muito bom) e de Donnie Yen (finalmente num papel à altura do seu nome, sendo este um dos melhores actores e artista marcial da actualidade e que acaba sempre relegado para papeis de apoio nunca dignos de si)! É um filme de artes marciais logo há que ter os melhores artistas marciais a bordo, sejam eles conhecidos ou não, e isso... isso é feito conseguido! Outra coisa em relação às últimas produções mais mainstream de Ang Lee e de Zhang Yimou é o uso da cor muito mais subtil, não se tornando num festival de cores mas num filme bastante mais sóbrio. Resultando assim numa fotografia excelente!
No que diz respeito às coisas más pode-se dizer que o filme é um pouco longo (2horas e 30min) demais mas não exageradamente e algumas cenas estão filmadas de uma forma um pouco confusa, embora isto se note que é o resultado de querer contar muita coisa tentando que o filme não fique mais longo por isso! Pode ser que no director's cut de 3horas e 30min :D a história venha um pouco mais fluida sem tantos saltos repentinos!
Agora porque é que este filme merece figurar neste blog? Simplesmente porque foi o regresso deste excelente realizador de filmes de artes marciais ao que se pode considerar "O" topo! Depois de nos ter habituado a filmes do calibre da trilogia de Wong Fei Hung, A better tomorrow e, time and tide, este senhor decidiu-se render ao cinema americano, tal como muitos dos seus compatriotas e entrou na fase negra da sua vida (2 van dammes, a sequela de Zu e a infeliz sequela de Black Mask) mas ao contrário do que se passou com o lendário realizador do Suprasumo dos filmes policiais, Hard Boiled, que ainda não conseguiu voltar a apanhar o rumo certo, Hark deu a volta e ficou por cima a rir-se de todos aqueles que um dia disseram que já não tinha mais cartas para jogar!
Desculpem-me realmente se me alonguei demasiado neste pequeno post, mas como eu estive sem "postar" durante tanto tempo não creio que me levem a mal, e se quiserem podem sempre passar à frente e não ler o post, é claro que se estão a ler estas palavras já não vos adianta de muito! Paciência o próximo será mais curto... ou não!
Um abraço para todos os que conseguiram chegar até esta linha

El Sid

p.s.: para aguçar o apetite cá ficam dois dos posters do filme e uma foto de uma das intervenientes, por sinal uma das mais giras ;)

Etiquetas: ,

11 Comments:

Blogger Kowbunga said...

Já lá vai um dia e ainda ninguém começou a gozar ou a ranhosar com o meu post?? Que se passa com vocês meus amigos contributors, nem parece vosso!!! Bem nã verdade, não tenho nada para escrver aqui, estava só a tentar fazer conversa! Então até à próxima

El Sid

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006 às 12:31:00 WET  
Blogger juanito said...

Finalmente o sidónio brinda-nos com um post! Depois de quase meio ano em jejum, e saído das profundezas orientais do interior do cérebro musclado de rózé (atenção aos mais desatentos - sid = sidónio = rózé), este post surge aqui como uma brisa no deserto (ou num campo de arroz).

Vejo-me tentado a curvar-me perante tanta devoção ao país da muralha que se vê do espaço. Admito que fiquei curioso e estou perto de perder a cabeça e deixar os meus amigos realizadores nova-iorquinos em casa e arrastar-me até ao avenida para uma viagem ao oriente.

so long. see ya arround!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006 às 13:38:00 WET  
Blogger El Mariachi said...

o cinema de hollywood já não me diz nada.eu prefiro ver séries. até começaram a dar o house na tvi!vivam o fox e o axn!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006 às 11:09:00 WET  
Blogger Kowbunga said...

Uns episódiozinhos de Lost segunda estação é que não calhavam nada mal, e uma "trilha sonôra" do Old Boy também não! Tá para quando isso Mariachi?? Tenho para a troca a 1ªestação de "Los Maestros de lo Miedo Fuerte" :D
Tá a trocar, tá a trocar, de repente deu-me para o medievalismo!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006 às 12:35:00 WET  
Blogger El Mariachi said...

segunda estação? estás a falar de coimbra b, porventura? e esqueci-me de dizer que o the wire... é bem fixe!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006 às 13:05:00 WET  
Blogger Kowbunga said...

Já tenho foto pessoal. Sid baby's in da house

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006 às 13:45:00 WET  
Blogger juanito said...

Enquanto não me arrasto até ao avenida, tenho tempo para ir respondendo aos comentariozinhos sarcásticos, que o sidónio com tanto amor e dedicação teima em escrever.

As séries andam-me a passar ao lado com a excepção da melhor série de sempre (depois do seinfeld obviamente) "aquele show dos 70" - que seria o nome portugues da série, caso os homens e mulheres que fazem as traduções dos títulos fossem parvos o suficiente para a chamarem assim. Como não são brindaram-nos com o magnífico título: "Que Loucura de Família".
Disse.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006 às 15:22:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com o facto de That 70's show ser a melhor série de sempre depois de seinfeld... Pensava q era a única pessoa a tar acordada até ás 4 ou 5 da manhã pra ver meia hora de tv! Já n m sinto tão idiota...
Podem portanto deduzir, dp deste comentário, q a provedora continua a ler assiduamente o vosso blog.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006 às 16:28:00 WET  
Blogger Kowbunga said...

Efectivamente não posso dizer que seja fã desse tal "loucura de familia dos 70 e tal", não posso porque apenas vi um episódio e ele não me puxou muito, e eu tenho uma certa aversão a tudo o que tem Ashton no meio. :( É provável que a série seja boa... ou não. Mariachi e Companhia isso sim era uma grande série e continua a ser. A do Zé Gato também não lhe fica nada atrás!

portem-se

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006 às 16:53:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

Pronto, decidi estrear-me nestas coisas dos blogs... E garanto-vos que passei e repassei este blog a fino até perceber em que tipo de coisa me ia meter! Antes de mais uma chamada de atenção (já não devo ser a primeira a queixar-me), porque é que os trailers das vossas curtas não dão para ver? Porquê? Outra coisa, Juanito, o cinema Avenida, aí na terra, vale a pena? Gostei muito das fotografias dos filmes e dos cartazes. Mandem-me o clip dos Noraluca, please. O meu mail - catarina@pauloribeiro.com Grande beijo a todos, um maior para o primo Sid. Juanito, tens estudado?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006 às 19:14:00 WET  
Blogger juanito said...

Olá, Sra. Produtora!
Bem vinda ao humilde blog desta humilde produtora composta por nós, estes humildes rapazes.

É verdade que, infelizmente, os trailers e os videos que deveriam estar no site, não funcionam. Porque? Pergutem ao gajo que criou as "homepages pessoais e gratuitas do sapo" e porque é que eles adoptaram uma política de protecção que impede todos os ficheiros com extensão de video (avi, mpeg, mov) funcionem correctamente nas ditas páginas.

Assim, resta-nos esperar que alguém nos dê alojamento algures na world wide web (parece que já há pelo menos uma alma santa que está disposta a abdicar de 100 megas e acolher-nos debaixo do seu domínio - mais informações para breve).

Em relação ao avenida, esse cinema único (em cada cidade, claro) é maneirinho porque é aqui perto de casa, e habitualmente passam os filmes que os lusomundo não passam (para o bem ou para o mal).

Mais uma vez, bem-vinda, e ahh! um Grande Obrigado pelos bilhetes! Força com a Companhia!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2006 às 15:32:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home