bala perdida: Fantas Rescaldation

quinta-feira, março 02, 2006

Fantas Rescaldation

Boas, 2 dias se passaram desde que a Bala Perdida regressou desse marco do mundo do cinema que é o Fantasporto! Tenho de admitir, podem-se apanhar filmes bons, filmes menos bons, filmes maus e filmes mesmo muito maus (e acreditem que apanhámos de todos) mas o Fantas é aquele sítio em que uma pessoa se sente em casa! Será por haver tanta gente fã daquele que é considerado um género menor, será o ambiente no qual o teatro Rivoli nos envolve e nos faz querer levar um saco de cama e ficar a pernoitar lá para começar a ver filmes logo pela manhã, será a Neuza para alguns (Jóni ;D )? Não sei, mas o que é certo é que definitivamente é um local onde durante 10 a 15 dias os adictos de cinema podem ver, respirar e comer cinema (pelo menos se alguém se lembrar de lhes dar com uma bobine na boca, que era o que muitos realizadores mereciam)! Feito o elogio próprio ao festival do senhor Dorminsky (o qual um dos membros da BP entrou em contacto a fim de poder mais tarde ter uma conversinha com ele para a sua próxima publicação chamada de Prova Final: Neverending Story parte9) cá vai um pequeno resumo do que se passou, cá vai disto!
O festival não poderia ter começado da melhor forma, chegadinhos mesmo em cima das 5 horas em ponto ao Porto apanhámos o começo da sessão de "Tale of two sisters" do coreano Kim Ji-Woon.(*****) Um verdadeiro monumento ao filme de terror, que no meio de tanta imitação que para aí anda soube deixar o pessoal parvo e assustadinho até dizer chega (o Mariachi não me largou o braço o filme todo e ele já tinha visto!!)! É incrível o poder que uma imagem de uma sala vazia sem nada tem sobre o incauto espectador que vai às sessões a julgar que foi ver uma deliciosa matiné da Disney com o Timon e Pumba a apresentar, não! O Fantasporto é medo, medo puro e irracional e quando se entra na sala já não há volta a dar, ou aguentas ou já eras! WAZZUP MUTHAFUKER! Voltando ao filme pode-se dizer que foi realmente uma boa surpresa e que já era altura da menina dos filmes de terror orientais lavar os cabelos e tirá-los da frente da cara!
Na sessão seguinte (7 da tarde) vimos o "Swoord in the moon" mais um filme coreano de Kim Ui-seok, e digamos que quando os coreanos se pôem a armar aos cágados em épicos de artes marciais e a tentar fazer o que está destinado aos japoneses fazerem (Ninja Scroll) o resultado não pode ser bom, e definitivamente não foi!(*) Digamos que já sabemos onde o nosso realizador bué amigo "tailandês" preferido se foi basear para realizar a "montanha da espinha partida"!
Falhámos o Coisa Ruim porque nem o Rodrigo Guedes de Carvalho nem o irmão dele nos quiseram arranjar bilhetes, paciência embora prometesse uma sessão muito boa! Ficámos a saber que o Rodriguinho é um boi do caraças, deve ter para aí uns 3 metros e tal, embora na televisão não pareça, talvez por estar "assentado"! Logo de seguida fomos ver um filme filipino "The Echo - Sigaw" uma comédia teenager do género dos Scary movies que gozava com filmes de terror orientais e com o cinema em geral! I'm sorry Marvin! Foi bom quanto mais não fosse para aprender que o filipino é uma mistura entre inglês, espanhol e uns grunhidozitos quaisquer!(-*****)
No dia seguinte vimos um filme passado no Euro 2004 com o Vinnie Jones e que aparte de uma ou outra piada mais bem colocada não era nada de especial! Logo de seguida vimos o fabuloso Adam's Apple, um filme Dinamarquês sobre um neo-nazi, um padre, um ex-jogador de ténis (quem sabe o man do Match Point), um iráki e um bolo de maçã filho da mãe! Um daqueles filmes que se encontra assim do nada uma vez na vida (*****) Altamente aconselhável a sua procura e posterior visionamento!
Na sessão a seguir era para ser exibido um filme americano de grandes actores todos inspirados, mas acabou por ser substituido à ultima por uma sequência de imagens montadas ao acaso e sem sentido, acho que aparecia um senhor Afro-Americano muito respeitável no mundo do cinema a dar um pézinho de dança bastante deplorável! (-*************************) Acho que chamaram a essa montagem Edison ou algo! Em seguida uma amostra de cinema Sueco antecedido por uma curta metragem em 3d de um espantalho que estava bastante bem conseguida(****)! O filme sueco, Frostbitten, estava bom embora irritasse um pouco a sua tendência para as comédias de adolescentes amaricanas, e alguns efeitos especiais manhosos, mas é bom saber que a Suécia começa a arranjar candidatos de peso na secção do fantástico(***)! No dia a seguir começámos por ver um filme brasileiro "Lobisomem na Amazónia" ou "Quando Russ Meyer encontra os Trapalhões no cenário do Show da Xuxa e improvisam algo em cinco minutos" (* uma estrela pela cena do chuveiro)!
Sessão das 5 horas vimos Incautos, filme espanhol na onda de Ocean's Eleven ou como diriam por terras de Franco "Los once de Oceano"! Não sendo nenhuma especialidade, deu para recuperar do desgosto do filme anterior (***1/2)! Na sessão das 11 da noite deu uma curta metragem "Home Delivery" baseada numa short story de Stephen King e que houve pessoas da BP que gostaram dela outras nem por isso (****) depois eram para ter mostrado um filme Hungaro candidato aos óscares chamado Johanna mas devem se ter enganado na bobine por isso não podemos emitir classificação a tal erro em forma de estrela e sim apenas uma classificação verbal (passar ao largo, fugir dele como o diabo foge da cruz, atravessar a rua assobiando quando se vê a pelicula a vir em nossa direcção, fazer-se despercebido)!
1 e 15 da manhã, entra em cena Good Night and Good Luck, (sacré bleu quel putain de film), aconselha-se vivamente a quem gosta de cinema de verdade (*********) Sem palavras para descrever este objecto fabuloso que nos queimou as retinas durante 1h30m!
No dia seguinte vimos um documentário dividido em duas sessões sobre o mau trato que os filmes recebem quando saem do ventre dos seus realizadores e vão para a mão dos mens do dinheiro, ou para a televisão, alertando-nos para muitas coisas que nós já sabíamos ou sentíamos inconscientemente mas que nunca tínhamos formalizado, abaixo a televisão, abaixo as dobragens e abaixo o filho do Vittorio deSica que sacou os fios ao pessoal da vassoura no filme do pai dele! Fosses meu filho que levavas e não era pouco! (***1/2)
Pessoal tá feito o rescaldo, desculpem se me alonguei, apareço pouco por cá mas quando apareço não me querem voltar a ver durante pelos menos 2 meses! Foram 13 filmes em quatro dias e só não forma mais porque tivemos de vir embora! Resta agora a melancolia de esperar mais um ano até este país ganhar novamente algum interesse! Até então, como diria um grande homem que só conhecemos agora no festival Good night and good luck!!

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger Fil said...

Fantas, Fantas e eu aqui feita prisioneira. Nao è justo! MAs espera...que quando for o festival de Veneza tb eu faço uma posta e na primeira pessoa ;P

sexta-feira, 3 de março de 2006 às 12:04:00 WET  
Blogger juanito said...

É isso aí rózes. Grande post. Não faltava muito mais para escreveres aqui os lusíadas. Força aí nas maratonas blognianas.
O fantas foi very cool indeed! Grande Adam´s Apple! Foi o melhor filme que vi nos últimos tempos (excluíndo claro o match point e o old boy).

sábado, 4 de março de 2006 às 17:46:00 WET  
Blogger juanito said...

o Frostbitten foi o vencedor do fantas... achei aquilo um bocado palhaçada, mas teve picos de humor bem esgalhados.

sábado, 4 de março de 2006 às 21:42:00 WET  
Blogger El Mariachi said...

adam's apple, este nome é um bocado assustador, parece um filme da treta (e a sinopse no programa do fantas não ajudava), mas afinal é filme para recordar por longos anos! viva a dinamarca e tal (lars von trier, olha para estes gajos e aprende!)

segunda-feira, 6 de março de 2006 às 15:12:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home