bala perdida: Óscares 2005

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Óscares 2005



Era inevitável. Apesar de eu saber que os restantes membros da B.P. não serem propriamente fãs dos prémios mais famosos do mundo (incluindo os Nóbeis), vou deixar aqui um desafio que se estende, obviamente, a todos os frequentadores assíduos (ou não) do Blog.

Visto por muitos como uma mera noite exacerbada do mundo do espectáculo hollywoodesco, os óscares são, quer se queira quer não, saudáveis para o mundo do cinema americano. Dão-lhe algum sentido. Algures no nosso inconsciente sentimos uma certa alegria quando sabemos que o filme de um dos nossos realizadores favoritos ganhou o oscar de melhor filme, ou quando soubemos, por exemplo, que a Nicole Kidman ganhou o cobiçado prémio de melhor actriz (algures) em 2002. Porém eu percebo a indignação de muitos - e estou de acordo - porque há óscares que são claramente mal atribuídos (e não vou dizer nomes, porque é obvio que isto tudo é muito subjectivo, mas parece que há aí umas pessoas que recebem oscares e depois poêm-se a fazer de Bond Girls e Cat Womans e não sei quê...).

Por outro lado há nomes que infelizmente nunca tiveram a devida homenagem na noite mágica do teatro Kodak. Também sem querer mencionar nomes, há aí um ou outro realizador que merecia figurar nessa lista e infelizmente morreram sem erguer a estatueta, com o oscar esculpido, ao céu. Os dois eram gordos, génios e, começaram a filmar a preto e branco, já ambos morreram, mas antes, um disse "rosebud", o outro fez dizer "droogs".

A grande falha dos oscares é o facto de praticamente nem sequer entrarem a concurso filmes que não sejam americanos. De vez em quando aparece um ou outro filme que é de produção inglesa, espanhola ou até brasileira (veja-se o caso ridículo da nomeação do Fernando Meireles, apenas no ano seguinte só para dizerem que o gajo foi nomeado). E eles pensam que nos podem ir comprando com estas nomeaçoezinhas pontuais. Nós queremos é a Europa em peso no teatro Kodak! O cinema japonês lá vai arrecadando um ou outro premiozinho nas animações, porque os gajos que votam eram incapazes de dar o melhor filme a um que não falasse inglês.
Se bem que, os óscares são um produto americano, feito por eles e para premiar os filmes deles, nós - humildes cidadãos do mundo não-americano - não levamos a mal as poucas nomeações extra continente americano (até porque nós também temos um festivalzito ou outro, com uns prémios bonitos - um leão, uma palma. um urso, uma concha - todos banhados a ouro, como o seu irmão mais velho o Óscar).

Dito isto, e vamos ser sinceros, toda a gente gosta (uns mais, outros menos) de um filmezinho americano de vez em quando. Assim, deixo aqui o desafio (lembram-se, aquele do inicio do post, já lá vão umas dezenas de linhas...) para comentarem este post em forma de critica vidente aos filmes que estão nomeados este ano e que são candidatos ao senhor Óscar. E também aos actores, e às actrizes e essa malta toda que faz os filmes terem sentido, e não sejam apenas um conjunto de planos desorganizados e sem interesse. Claro que convém VER OS FILMES ANTES DE SE PRONUNCIAREM SOBRE ELES.

Até breve Companheiras e Companheiros de blog.
p.s. - o Match Point está nomeado para o óscar de melhor argumento original. eheheh.

Etiquetas: ,

6 Comments:

Blogger El Mariachi said...

para breve, neste blogue, TODA A VERDADE sobre match point, (mais um) filme falhado do nosso amigo woody! o pseudo-argumento! os diálogos da treta! os actores canastrões e todos os erros de casting esmiuçados até
à raiz! aguarde pelo poste da semana! brevemente!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006 às 16:27:00 WET  
Blogger Kowbunga said...

hum... Sinto-me num programa de horário nobre da TVI! Só falta haver miúdas semi-nuas e um tanto ou quanto de pancadinha amigável! Viva Los Romeros (George e Merche)!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006 às 14:25:00 WET  
Blogger Kowbunga said...

Quanto a festivais perdoem-me se não perco muito tempo com os óscares pois, ando guardando forças para o Fantas, maior festival português e até quem sabe dos Açores e Madeira! Até porque tirando o magistral Walk the Line a oferta do festival de "MadeiraSanta" não me traz grandes incentivos! Pessoal tá tudo a inundar o TAGV hoje há noite para ver OldBoy, uma história de vingança e algo mais quem sabe, um dos melhores filmes feito nas últimas décadas (as últimas 10 ou 11)!
Xau aí, props pó people e nunca se esqueçam C.G.F!!!




"Cowboys Gay forever"

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006 às 14:33:00 WET  
Blogger juanito said...

Tenho a dizer sobre o segredo da montanha das costas partidas (sabe-se lá porquê...) que gostei bastante do filme.

Agora, como esta afirmação me pode valer uma etiqueta que não corresponde obviamente à verdade, não posso dizer isto abertamente aqui à malta do blog. Tenho que dizer que o filme é uma merda, para salvaguardar a minha masculinidade.

Além de ser feito pelo nosso amiguinho tailandês, o filme conta ainda com o melhor actor da sua (nossa) geração. Sim, porque o gajo é o Donnie Darko. E o Donnie Darko vê coelhos!
E isso... ...isso é bem fixe.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006 às 14:53:00 WET  
Blogger Kowbunga said...

Fostes ver os gayzes da montanha paraplégica e gostastes!!??!!! Hiii Épá, atão não mereces andar no meio de machos como os que formam a Bala Perdida!!! Fora...
Popquizz: 1ª - Tailândia=Taiwan?
2ª - Porque foi o Tigre e o Dragão baseado em antigas lendas chinesas e não em antigas lendas tailandesas?
3ª - Taiwan já esteve sob jugo Chinês e Japonês, terá também estado sob jugo Tailandês?

Como diria o meu colega da RFM "Vale a pena pensar nisto"!

Ya o gajo que vê coelhos domina esta cena (não sei se se pode dizer merda neste blog) toda! O puto promete!
Viva a Romero e a Berry!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2006 às 19:46:00 WET  
Blogger juanito said...

"óláite, soli" (como diria a chifumi - uma nipon girl amigalhaça aqui do méne) taiwan não é tailandia.

portanto... como eu nunca vi o tigre e o dragao, não tinha maneira de descobrir que o gajo afinal era de uma província rebelde chinesa que de tailandesa não tem nada. mas mesmo que tivesse visto o filme, provavelmente também nao chegava lá, porque taiwan limita-se a ser chinesa por indexação forçada e não devido a um vasto passado culturalmente comum.

Assim surge a pergunta...:
O gajo sendo apenas meio chinês fez um filme sobre lendas chinesas, mas não poderia ter feito um filme sobre lendas tailandesas?

...e a resposta obvia:
Não, porque um gajo só pode fazer filmes baseados em lendas dos próprios países, tá a ouvir?? óh!!senao o rózé zanga-se e pega em vocês todos (realizadores que se aventuram a fazer filmes sobre lendas de outros países) pelo pescoço, e depois aí é que vocês vão ver o que é que é bom para a tosse.

sábado, 25 de fevereiro de 2006 às 01:47:00 WET  

Enviar um comentário

<< Home