bala perdida: CRASH, PUM, TRÁS, ZÁS, CATRAPÁS!

terça-feira, março 07, 2006

CRASH, PUM, TRÁS, ZÁS, CATRAPÁS!



É de mestre!
Quando pensávamos que a academia (The Academy of Motion Picture Arts and Sciences) tinha perdido quase todo o seu prestígio, num golpe de magia escolhe um filme ________, diferente, __________, provocador, __________, sensível, __________, polémico, ___________, ousado, ___________, proactivo (preencher os espaços vazios com outros adjectivos do género que façam jus à genialidade ilimitada dos autores de tão monumental obra) que arrebata as almas e os corações de todos aqueles que têm uma consciência social! Porque quem não gosta do Crash ou:

a) é racista
b) é insensível às grandes questões sociais do nosso tempo
c) prefere ver filmes de zombies que não abram espaço à reflexão sobre o ser e o outro e toda a realidade artificial construída que nos rodeia
d) não se apercebe da teia intrincada de pequenas histórias da vida de (mais ou menos) 15 (ou seriam 36, contando com os refugiados chineses?) personagens que encaixam umas nas outras, tendo como epicentro um acidente de viação, isto tudo em apenas 36 horas em los angeles
e) gosta de sexo
f) é preconceituoso em relação às grandes interpretações de brendan "george of the jungle" fraser, sandra "miss congeniality on speeds" bullock, ryan "babyface" phyllipe ou matt "only crappy movies" dillon (o don cheadle não é para aqui chamado; jennifer esposito, declaro-te a minha adoração eterna)
g) acha que o good night and good luck era o melhor dos filmes nomeados (e não é preciso ver o brokeback mountain para o saber)



Para os mais lerdos, deixem-me só dizer que os óscares eram bem mais fixes se tirassem aquela parte de entregar os prémios e pusessem só o Jon Stewart e a equipa de 42 argumentistas do daily show a mandar piadas durante 4 horas e meia (o gajo é o maior e está a chegar ao estatuto do grande, magnífico, excelso e totalmente avariado da cabeça conan o'brien). Ah, e os momentos musicais também não fazem grande falta (my heart will go on, diz-vos alguma coisa?).
No resto das categorias, repetiu-se, como era de esperar, o descalabro. Não percebo como o Munich (mesmo não nomeado) não ganha todas as categorias técnicas (fotografia, montagem, efeitos sonoros, guarda-roupa, direcção artística, etc) porque a primeira metade do filme é cinema puro, tão bem filmado,encenado e montado, que se não soubéssemos, julgaríamos que o spielberg tinha encarnado uma combinação dos espíritos do kubrick, do orson welles, do hitchcock e daqueles gajos que faziam filmes de acção nos anos 70.
O seymour hoffman ganha o óscar pela carreira de papeís brilhantes que tem acumulado como actor secundário e não pelo Capote, porque o david strathairn, com bastante menos minutos de ecrã no good night & good luck é um fenómeno que arrasa com qualquer interpretação que eu tenha visto nos últimos tempos (o gajo nem sequer fuma!).
Quanto às actrizes, não vi nenhum dos filmes pelos quais foram nomeadas, mas a reese witherspoon e a rachel weisz são duas moçoilas jeitosas, fiquem lá com o óscar e o pessoal não se chateia.
Felizmente, parece que o star wars só teve uma nomeação, para maquilhagem e tal, o que é um bocado irónico, pois toda a gente sabe que o george lucas gosta muito de fazer operações de cosmética nos seus filmes mais antigos, tipo filho do disicca (há uns dias revi o thx 1138 e não há dúvidas, é o melhor filme/retrato de um possível futuro autoritário - tipo 1984, admirável mundo novo, nós do zamiatine, fahrenheit 451, outros livros que tal - mesmo melhor que o brazil do gilliam - desculpa lá sid - quem diria que o george ia apostar depois nas bi-trilogias para fazer render o peixe).
Não quero deixar aqui um testamento do caraças, como dois gajos que eu conheço fizeram, por isso até breve e comecem a correr aos videoclubes para alugar o crash porque ganhou bués da óscares e tal. Viva o sistema, portantos!

Etiquetas: ,

6 Comments:

Blogger juanito said...

Crash, o filme fixe nice very mathafucka cool que levou o anão de ouro da montanha quebracostas... inadmissível pá... inadmíssivel pá...

terça-feira, 7 de março de 2006 às 16:40:00 WET  
Blogger Kowbunga said...

Caro Doutor Mariachi
Gosto de Zombies, para mim o Goodnight and Goodluck deveria ganhar todos os óscares de melhor filme para aí durante 30 anos e de sexo também me considero um certo e determinado fã, será que o Crash é filme para mim?
Obrigado pela atenção e espero brevemente por uma resposta sua, gostava também de deixar aqui escrito que a sua rubrica é muito boa e ajuda realmente as pessoas que tal como eu se deparam com problemas no seu dia a dia.

Assinado Anónimo, Vila Franca da Regueira, via internet

P.s. - o Brazil forever embora o THX esteja quase à altura!! Props pó people Represent

terça-feira, 7 de março de 2006 às 17:35:00 WET  
Blogger El Mariachi said...

ontem fui ver o walk the line e se calhar o joaquim fonix pede meças ao david strathairn no papel do "homem de negro" (não confundir com o fresh prince of bel-air).viva o johnny cash portantos. e a reese witherspoon é muito certinha como esposa dedicada e temente ao Senhor.pray the lord, hallelujah!

quarta-feira, 8 de março de 2006 às 10:13:00 WET  
Anonymous Anónimo said...

boring...

terça-feira, 28 de março de 2006 às 11:29:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

gosto do crash... como gosto do fcp, como gosto de beber absinto, como gosto da hora de ponta em grandes cidades, como gosto do ar do lula da silva, como gosto das bifanas do sr. pinto molhadinhas em oleo fula... e de tudo isto gosto com orgulho, com o mesmo orgulho do homem que palita os dentes depois de uma chispalhada! Gosto..e agora?

terça-feira, 28 de março de 2006 às 16:32:00 WEST  
Blogger El Mariachi said...

senhora boneca de luxo, talvez possamos disctutir os méritos de uma boa chispalhada à mesa de pequeno almoço do tiffany's. cumprimentos ao senhor e senhora pinto.vai um traçadinho para essa mesa!(eu cá gosto mais de clubes da liga dos campeões)

quarta-feira, 29 de março de 2006 às 10:36:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home