bala perdida: Programa de Arquitectura

sábado, março 25, 2006

Programa de Arquitectura



Ainda sem nome escolhido, mas já com um formato bem definido, a BALA PERDIDA em associação (ainda que pouco formal) com a TvAac, propôs-se a produzir um programa de 10 episódios que mostram 10 edifícios ou intervenções urbanas recentes e preponderantes que estejam relacionados com a Universidade de Coimbra. O programa terá a duração aproximada de 5 minutos (todos juntos perfazem sensivelmente pouco menos de uma hora). O objectivo será a divulgação de alguma Arquitectura contemporânea que se vai fazendo por Coimbra, mas que normalmente é pouco valorizada, penso eu, por ignorância. O programa vai ser um formato cruzado entre o documentário e a peça jornalística. Este formato pertmitir-nos-á derivar da objectividade e da imparcialidade jornalística sempre que assim se mostre necessário.
Por isso, Arquitectos chegou a hora de temer a comunicação social. É hora de serem confrontados com os próprios erros programáticos, e com os buracos financeiros que são um habitué nas obras públicas. Agora já não há escapatória possível. Esperem e verão. Todos os podres virão ao de cima.
Este último parágrafo pode ser ignorado caso o leitor ache por bem, e o texto segue na próxima frase. O programa vai ser uma mais valia para a TvAac e para a BALA PERDIDA, e vai pôr-nos aqui a trabalhar que nem loucos. O objectivo é produzir um por semana e, se assim for, lá para meados de Junho teremos os 10 programas prontos. O ideal será definir uma linha condutora que ligue todos os programas e para que, quando vistos todos de rajada estes terem um sentido comum, que funcionem como um todo. O corpo do programa será composto por vídeos recolhidos nos própios edifícios, entrevistas a arquitectos e apresentação de desnhos ou maquetas.
Alguns dos edifícios confirmados que irão marcar presença serão: Auditório da Faculdade de Direito e Departamento de Eng. Mecânica (Fernando Távora), Departamento de Eng. Civil(Gonçalo Byrne), 2 Residências Universitárias Polo II (Carlos Martins e Aires Mateus).

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ó méne!o dep. de civel é do mestre távora!pá!

arquitec-tonho

segunda-feira, 27 de março de 2006 às 11:48:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

el departamenton de civilon es de quien juanito quisieron! La competicion del dvdzón ya es minhón! Tengo ditón, soy Ramón El Poetón!

segunda-feira, 27 de março de 2006 às 12:22:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

é assim mesmón!

terça-feira, 28 de março de 2006 às 11:36:00 WEST  
Blogger juanito said...

ok, peço desculpa pelas incorrecções do post, segue-se a errata:

- Departamento de Eng. Civil (Fernando Távora)

- Departamento de Eng. Informática (Gonçalo Byrne)

Em relação ao departamento de Eng. Mecânica, não faço ideia de quem é. Mas se alguém souber, já agora, que se pronuncie.
Disse

terça-feira, 28 de março de 2006 às 14:39:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

ehh pá vocês sabem aquela história do sapo que queria ser como a vaca??
Isso de se porem a inflar os comentários às vossas custas... isso de ganhar o próprio prémio...
isso desmobiliza o people...que estava só à espera do momento oportuno pa começar a competição.
Olha assim eu não jogo! prontos
sovinas!

quinta-feira, 30 de março de 2006 às 02:02:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home