Vida agridoce
Pois é, já dizia a minha mãe (e o rozélito), o cinema oriental é, regra geral, muito mais interessante que essas produções hollywoodescas. Acreditava nisso cegamente até ontem, quando passei à frente do A History of Violence para ir ver (ao cinema indie aqui do burgo - olá Paulo Rocha!) o muito aplaudido A Bittersweet Life. Portantos, saído do 40-Manutenção directamente para o filme, mesmo a tempo de evitar os anúncios da treta que antecedem normalmente estas sessões, desligo o trólóló e sento-me para apreciar o tomo VI da filmografia do sr.Ji-woon Kim (para alguma coisa serve a imdb). Será que isto é uma mistura entre o Oldboy (muito bom!) e o A Tale of Two Sisters (excelente!)?, pensava eu, na minha saloia ignorância ocidental.
Os primeiros 40 minutos, foram inconclusivos, umas pistas de kung fu (ou tai chi ou feng shui, depois pergunto ao rozelito), um ambiente neo noir muito na moda por estes dias, uns planos bonitinhos como o homem já fazia no conto das manas, uns diálogos secos e certeiros, tudo a prometer um filme de categoria coreana mais plus. Depois, quando a história começa a ter de andar para a frente, começa tudo a cair por aí abaixo, clichés de filme de acção oriental/tarantino/infernal affairs/oldboy disparados de minuto a minuto, uma história de amor, que (julgo) seria o motivo central que despoleta a narrativa, esquecida a meio, uns gangsters estilosos, mas no fundo, cópias rafeiras de outros (copiar o tarantino depois dele ter copiado o cinema oriental é uma espécie de cópia em terceira mão, logo lixo reciclado).
O climax final é mesmo uma cena de tiroteio à americana, sem grande imaginação (ou nenhuma mesmo) na senda das grandes produções do jonh woo na américa, mas pior (acho que o van damme até faz de duplo numa cena - ou não).
Para concluir: senhores habitantes da coreia do Sul, vocês não são Los Angeles ou a América, por isso não façam filmes de m**** como esses índios! Vá lá, eu acredito em vocês! Tenham fé! Digam não ao Tom Hanks e ao Ron Howard, Bret Rattner e ao sistema (sim, sou punk!).
Etiquetas: opiniao
15 Comments:
Tive mesmo para ir ver esse filme, e ainda o hei-de ver mas pelo menos já não vou com tanta expectativa! Grazzie Mariachi! OldBoy (mais que excelente) Tale of Two Sisters (excelente por demais)!
Estava com muita expectativa em relação a esse filme, e apesar do aviso não quero deixar de o ver... Podem-me portanto, dizer onde está em exibição e até quando?
Muito obrigada!
Estava no avenida mas já saiu, infelizmente... temo que a videocassete a passar na videogravadora seja o último bastião de defesa para pessoas como nós Cláudia!
boring...
...boring
bo ... ring
b o r i n g . . .
BORING¨¨
um parolo, este el Maria - chi, Maria - hoo
oi! falaram-me deste blog, que fala de filmes.
achei fixónica esta iniciativa. continuem que portugal precisa de gente como vocês que trata das coisas mais culturais.
Bjokas
xau
Muito me preza saber que ainda há pessoas que (sim, são cada vez mais) visitam regularmente o sitio-mais-bacano-da-web (e sim, é este).
O nosso amigo anoymous (o original, nada de confusões com os que escrevem coisas que não sejam "boring" com todas as suas variações - maiúsculas, minúsculas e com diferentes espaçamentos) está, pelos vistos, de boa saúde! Bem vindo novamente ao blog, já tinhamos saudades aqui na redacção de ler um bom comment tipo um "boring..." ou um grande "Boring" ou mesmo um simples "bo...ring".
Welcome again!
E viva o basquetebol que agora se tem jogado muito por Coimbra, na street como manda a boa regra do suburbano americano (com correntes à mistura). Sim porque quem joga no pavilhao é gay.
Caro Anonymous é bom ver que em Matemática 12º ano teve boa nota pelo menos em uma das matérias dos testes de avaliação que efectuou, visto que, conseguiu fazer praticamente quase todas as combinações que a palavra Boring e as reticências permitem, embora não esteja discrimanada a forma como chegou ao seu raciocínio o que pode levar a pensar em cópia pelo parceiro do lado!! Para o próximo Post gostaríamos que recorrendo unicamente aos mesmos elementos (palavra boring e reticências) aborde a matéria de Trigonometria, de preferência apresentando os cálculos e não apenas a resposta final, que de cabulões está o mundo cheio!
Crazy madafokas sabiam que este post do Mariache foi o post 50???
Pois é,o que quer dizer que desde Setembro de 2005 (mês em que foi oficialmente aberto o blog, estávamos nós na serra a filmar a curta que acho que ainda está parada à espera que alguém pegue nela e acabe de a montar), desde setembro que de qualquer parte do mundo (incluíndo ilhas e continentes muito afastados porque, acreditem ou não, existem cabos gigantescos que atravessam o oceano atlântico - e outros - para fazer com que possamos falar com a tia que mora no Texas, ou para fazer uma compra no eBay americano) o que faz com que em 7 meses, tenham sido publicados 50 posts, o que perfaz uma média aproximada de 7 posts por mês, quase um post por semana (houve um mês - Outubro de 2005 - que ninguém se deu ao trabalho de vir aqui, nem que fosse cascar no Tino, e isso arruinou-nos a média).
Assim, parabéns aos gajos que escrevem posts no blog, e parabéns também aqueles que têm paciência para os ler.
BALA PERDIDA forévar!
Após reflectida e cuidada meditação cheguei à conclusão de que o nosso anonynous só pode ser o nosso caro e prezado CPereira também conhecido por "Pereirinha o arisco"! Tá claro, tudo neste blog é boring pela impossibilidade do Pereirinha não poder alcançar os pêcêzinhos dos intervenientes do blog afim de lhe pôr as suas mãozinhas em cima de forma a fazer-lhe uma pequenina vistoria quem sabe até dar-lhe no botãozinho do On/Off! Tá claro que tudo isto não passam de meras suposições da minha parte mas é claro que assim é que isto é bem fixe até porque poderíamos ser processados por difamação de Licenciados respeitáveis! Tchan Tchan
Errata:
No comment feito por myself imediatamente em cima do do grande el sid, digo que a média de posts é de 1 por semana, mas a verdade é que se a média é de 7 posts por mês a média semanal é de 2 POSTS POR SEMANA! ohh yeahhhh! big, big blog that we´ve got here.
Igualmente erro, é o facto de nem toda a gente ter uma tia que mora no texas, mas há sempre a tia do kansas, a do winsconsin, ou a que mora algures no colorado.
Mais uma vez, viva a bala-perdidinha, e o guterreszinho, e o matinhos, e o sidinho, e o mariachinho, e o anonimozinho, e toda a gente que vem a este bloguinho, ler os postzinhos e fazer commentzinhos.
Obrigadinho.
Enviar um comentário
<< Home