bala perdida: bonecada

terça-feira, abril 11, 2006

bonecada















Já que veio à baila o assunto dos filmes para crianças por parte do Juanito com os seus seis volumes da aventura galáctica "Maranhal lá nos céus", deu-me para a nostalgia e não é que se me alembrou das minhas séries de bonecos preferidos quando eu ainda era um jovem sem grandes preocupações e a Teresa Guilherme ainda tinha a cloaca de cavalo e o cabelo à Rambo3 (neste momento as preocupações amontoam-se, já a Teresa Guilherme continua o mesmo cavalo mas gasta mais dinheiro em produtos de beleza e quem sabe alguns mesmo de higiene)! É isso mesmo, quando ainda não existiam sangokus por cá (sim porque o sangoku não andou na escola com o Camões nem com Viriato e o português que ele sabe é gajo para ser dobrado) e o 70X7 era o programa cultural do Sábado de manhã apresentado na rtp2! Nessa altura surgiram três séries de animação que eram o delírio da pequenada (incluindo eu mesmo sendo alto para a minha idade)! A primeira a ser mencionada e provavelmente a mais emocionante de todas falava de um grupo de felinos extra-terrestres que ao fugirem do seu planeta e vão ter a um planeta hóstil e lá andam à zaragata com uma mumia putrefacta bem fixe! THUNDER! THUNDER! THUNDERCATS! OHHHHHH! (este último oh foi um bocado esquisito) Os personagens de culto eram o Lion-O, a Cheetah, o Panthro, dois putos gato que não me lembro do nome, um moço gato que também não me vem à memória e um humanóide gato minúsculo que se alguma vez fizessem filme, seria protagonizado pelo Warwick Davies! Em tempos deu-se o rumor de uma adaptação live-action realizada por um cromo qualquer e com o Matthew Macóneguei (não sei como se soletra e não tou para ir ao imdb) no papel de Lion-O e Wesley Snipes no papel da pantera com nunchakus! Nunca passou de rumor! Definitivamente este é o desenho animado de sempre!
A segunda série que me vem à cabeça é o nada menos fabuloso He-man e os mestres do universo todo incluindo do universo do Lucas! Já este era um principe com uma espada maior que ele e com as palavras mágicas mudava de uma roupa muito George Michael para uma roupa ainda mais George Michael! Mas isso não interessa porque era bem fixe e o Skeletor levava sempre na tromba e havia sempre a She-ra por perto que era bem bo... engraçada! A adaptação live action fez-se em 1987 pela mão de Gary Goddard com um Dolph Lundgreen no papel de He-man que pouco ou nada falava de inglês! Isto sim foi um filme bem fixe que mais parece um star wars revisited mas que continua a ser o maior!
Por fim veêm os Transformers e isso é que era o delírio! Eles eram Robôs humanóides que se transformavam ora em veículos ora em armas! o Puro delírio tudo isto acompanhado de enormes campanhas de merchandising de forma a podermos ter em nossa própria casa imitações menos coloridas daquilo que víamos no ecrã! Isso sim eram tempos, em que a bonecada era bué baril!
Nos dias de hoje felizmente continuam-nos a surpreender os bonecos feitos por Bruce Timm e as aventuras do nosso Dark Knight e mais recentemente (aconselhado a todo o bom fã de comics) Justice League Unlimited onde o desenho animado para crianças já começa a revelar algumas preocupações para um público mais maturo! Ou seja, tanta palavra para chegar aqui! Digam lá se não estão contentes de ter ficado comigo até ao fim! Só por isso cá vou pôr uma grande deixa desse que é um dos melhores filmes de sempre - "Cobra":

"(dentro de um supermercado, um doidivanas cheio de reféns vira-se para o COBRA, cheio de arrogância não sabendo o que o espera)
(doidivanas) - Não avances mais meu, tenho aqui uma bomba!!!!
(COBRA) - Não me interessa!!
(doidivanas) - Estás louco porventura, eu expludo tudo isto!! Morremos todos e tal!!
(COBRA) - Força, eu não faço compras aqui!!!!"

Vale a pena pensar nisto, boa noite

11 Comments:

Blogger juanito said...

Quem é o Cobra? O gajo parece bem mais inteligente do que muita gente com a qual lido diariamente (e não pensem que trabalho com putos nem com atrasados mentais). Os tranformers eram bem porreirinhos, principalmente o bigalhão vermelho com a cabeça azul que mandava neles todos. O he-man também era fixe e eu conheço pessoal que ainda usa o cabelo como ele. Mas havia mais séries de culto para os putos que estavam naquela idade em que se larga o penico e se começa a deixar as prendas castanhas na retrete (ou no caminho para a dita): as tartarugas ninjas; o dartacão; a abelha maia; o dartanhã; o tom sawyer; o bocas; o capitão planeta. E ainda havia o Dino, o t-rex que tocava guitarra eléctrica (não confundir com Tino, o cigano que toca teclas). Tentem impingir aos putos de hoje este tipo de séries, que os gajos sacam uma bola do bolso, atiram-na ao chão e nasce de lá um gajo que caga raios e mata tudo o que mexe. Depois não digam que não vos avisei.

quinta-feira, 13 de abril de 2006 às 01:22:00 WEST  
Blogger El Mariachi said...

optimus supreme rulez!

quinta-feira, 13 de abril de 2006 às 05:35:00 WEST  
Blogger El Mariachi said...

o cobra tinha era uma filha bo... jeitosa, que hoje em dia dá pelo nome de alyssa milano. vejam as feiticeiras ou vão buscar ao fundo do armário (de onde o george michael já saiu há uns tempos) os vhs com gravações do chefe, mas pouco com the great latin hope tony danza, que vi pela última vez no crash, num papel secundário (xi, secundário no crash, isso deve doer mais do que ao sobrinho do oliveira ter que protagonizar os filmes do tiozinho caduco).

quinta-feira, 13 de abril de 2006 às 05:38:00 WEST  
Blogger Kowbunga said...

a alyssa milano era a filha do arnaldo no Comando, outro grande filme donde se poderiam tirar lições de vida, mas não deixa de ser bem bo... jeitosa! Para quem a quiser ver em todo o seu esplendor de "actora" só tem de alugar a videocasseta do filme "Embrace of the vampire" em português daria talves pelo nome, sei lá, "O embaraço do vampiro", com as traduções que para aí fazem! Caso não encontrem podem sempre arriscar ir contra a lei e fazer um download bué kilegáu! You didn't hear it from me!

quinta-feira, 13 de abril de 2006 às 08:42:00 WEST  
Blogger Kowbunga said...

By the way, ou como se diria traduzido para português num filme "Pelo caminho", estreou finalmente o Coisa Ruim em Coimbra, não só no Avenida como seria de esperar há 3 semanas atrás mas tb no Vida Dulce o que faz pensar que talvez aquelas duas trazedoras de filmes talvez tenham um pequeno pactozinho sobre direitos de trazer ou não um determinado filme em determinada data! Meus senhores se a intenção é fechar mesmo o Avenida, força que realmente vão no bom caminho! Senhor Paulo Branco, já acordava não era!
Estreou também o Infiltrado de Spike Lee :D que parece estar muito bom!!! E também o grande Hostel, desculpa Mariachi mas... deve tar do caraças! divirtam-se nesses teatros obscurecidos enquanto esperam impacientemente pela passagem d'O espelho mágico nos trilhos portugueses da pelicula!

quinta-feira, 13 de abril de 2006 às 08:49:00 WEST  
Blogger juanito said...

Manoel rulla! E acho que também faz filmes.

quinta-feira, 13 de abril de 2006 às 13:37:00 WEST  
Blogger juanito said...

Malta, apareceu aí um link por milagre, debaixo dos contributors (na coluna da direita) que se chama "tiro nos filmes", balas neles. É uma experiência que eu e o rozézito decidimos fazer (sem consultar o el jéfe, é verdade), mas que aguarda feedback.

quinta-feira, 13 de abril de 2006 às 22:21:00 WEST  
Blogger juanito said...

Pessoal, acho que fiz merda, tive a mudar umas ceninhas no blog e... olhem... é o que se vê. Digam de vossa justiça. Tasse. Aquele amarelinho tipo hospital dos comments ao qual ja estava adicto também já não existe... paciência.

sexta-feira, 14 de abril de 2006 às 04:28:00 WEST  
Blogger Kowbunga said...

o people quer é blogs dinâmicos em constante mutação e que nem se saiba como navegar por eles! Isto assim tá bem fixe, menos para o anonymous que de achar boring! Até dá para mandar os posts por mail aos amigalhaços! Do baril! Vou já mandar qualquer coisa ao amigalhaço Mário Augusto!

sexta-feira, 14 de abril de 2006 às 09:19:00 WEST  
Blogger juanito said...

'Tá a ir nos naveganços pela web e a curtir o look em constante mutação do blog-mais-cool-da-web. Ohhhh yeeeaaahhhhhhh baby, i told ya! Props pó pessoal!

sexta-feira, 14 de abril de 2006 às 20:57:00 WEST  
Anonymous Anónimo said...

é bem!
gosto mais deste formato de coments... já tive para vos dizer.
Quanto ao novo banner realmente só não gosto da muito da foto...se estão à procura de fotógrafos competentes vocês têm o meu número.

mas olha que vocês....tão lançados no mundo da blogagem...sempre a blogar, sempre a blogar...tou a pensar nos 3 posts que estão ali para cima e que quando acabar de ler já serão horas de cear. (cear é uma boa palavra - merecia mais divulgação...cear, cear, cear, mas merendar tb não é má...merendar, merendar, merendar)

terça-feira, 18 de abril de 2006 às 23:29:00 WEST  

Enviar um comentário

<< Home